Loading...

BLOG

ONDE FALAMOS DE TRADING, BOLSA E TEMAS ECONÓMICOS

Aprender a negociar em bolsa: primeiros passos

  • Jornal Times - Foco na secção da bolsa

Se está a considerar investir em bolsa, este artigo poderá ajudá-lo a dar os primeiros passos.
Independentemente da decisão que possa vir a tomar, o mais importante é garantir que toma uma decisão consciente.

 

Interesse

Antes de mais, deverá validar o seu interesse pelo tema. Se ainda está numa fase inicial, tentando perceber o que significa investir nos mercados financeiros, procure obter informação de forma a garantir que não cria uma perceção diferente da realidade. Muitos manifestam de início interesse pelo tema, até ao momento que percebem exatamente o que significa investir.

Nesse sentido, revela-se como fundamental que adquira conhecimentos, por mais elementares que sejam, sobre o que é a bolsa e o negociar em bolsa, para que possa avaliar o seu nível de interesse, antes de começar a colocar o investimento em bolsa como uma possibilidade e decorrente de uma decisão que se pretende consciente.

Como começar

Desde logo, adquirir noções básicas e perceber o que significa investir em bolsa, pelo que poderá decidir-se pela compra de um livro que responda a este objetivo. Opte por um livro pequeno com temáticas simples e abrangentes, obtendo antecipadamente algumas referências, o que poderá ser muito útil. Algo que permita ter uma ideia geral sobre o tema e o funcionamento básico do mercado. Outra opção, passa por assistir a workshops ou webinars de formação inicial. Por mais que estes eventos contenham alguma componente comercial, são ótimas oportunidades para se ganhar uma noção geral sobre o que significa investir em bolsa (pelo menos deveriam cobrir esse prepósito).

Procure utilizar a internet essencialmente para explorar temáticas específicas, caso contrário, devido à vasta informação que existe poderá acabar por perder-se e não conseguir definir nenhuma estrutura.

Tipos de Instrumentos vs Perfil de Investidor

Já numa fase posterior, e reforçado o seu interesse pelo tema, comece por explorar as diferentes possibilidades de investimento que existem disponíveis no mercado. Para muitas pessoas, o conceito “investir em mercados financeiros” é sinónimo de comprar ações de empresas. Engana-se se partilha da mesma opinião, pois existem muitas outras possibilidades de investimento; e porventura, opções que podem ser mais adequadas ao seu perfil de investidor. Desta forma, é importante conhecer as características dos diferentes instrumentos financeiros que melhor se adaptem às suas necessidades de investimento.

Para muitas pessoas, o conceito “investir em mercados financeiros” é sinónimo de comprar ações de empresas. Engana-se se partilha da mesma opinião, pois existem muitas outras possibilidades de investimento

Nesta fase, é aconselhável procurar formação profissional. Em simultâneo, poderá utilizar uma plataforma demo, com dinheiro virtual, para que possa explorar diferentes instrumentos financeiros, o que permitirá estabelecer uma relação de complementaridade entre a teoria e a prática.

Sustentabilidade enquanto investidor

Independentemente do tipo de investimentos, seja de longo ou curto prazo, no momento de investir, pense, desde logo, na sua sustentabilidade enquanto investidor.

A expectativa de obter ganhos sem considerar possíveis perdas é um erro comum de quem está a começar a investir. Não crie a ideia de que irá ganhar sempre em bolsa, pelo que deverá considerar sempre o pior cenário possível. Por consequência, torna-se fundamental que ao investir comece a entender conceitos simples como: risco assumido em cada operação, rácio risco/rentabilidade, ‘money management’.

Entre muitos fatores que explicam o insucesso em bolsa, a falta de conhecimentos é um dos mais relevantes. É de todo aconselhável que o investidor procure formação profissional e que as suas decisões de investimento sejam tomadas de forma esclarecida e consciente: o que contribuirá para incrementar tanto a possibilidade de ganhos, bem como o nível de otimização das suas perdas. Outra ideia fundamental é encarar a sua formação como um processo contínuo de aprendizagem.

Topo de Montanha

Se estiver realmente interessado em começar a negociar em bolsa, invista tempo em obter informação e aposte na sua formação. Caso contrário, o investimento em bolsa pode rapidamente confundir-se com um jogo de casino, sem estratégia e com risco de perdas significativas.