Loading...

BLOG

ONDE FALAMOS DE TRADING, BOLSA E TEMAS ECONÓMICOS

Porque é o Swing Trading a melhor oportunidade de sucesso?

Se a negociação em bolsa lhe parece frustrante e difícil, não se preocupe, não está sozinho. Muitos investidores, se não todos, começam as suas carreiras em bolsa com metas elevadas e cheios de esperança, mas essas coisas podem desaparecer muito rapidamente se você não estiver a analisar o mercado desde a perspectiva correcta.

Na BTrading Investments consideramos que o facto de um investidor conseguir ou não ser bem sucedido de forma consistente no mercado, depende sobretudo de qual o método que o investidor utiliza. Ou seja, acreditamos que se estiver a negociar com uma metodologia errada, não há como ganhar dinheiro, mesmo que esteja a fazer tudo o resto correctamente.

O sucesso no trading é o resultado final de obter o direito aos “3M’s”: Método, Mentalidade e “Money Management”. Você não pode ter sucesso com apenas duas destas 3 variáveis. Têm que ser as 3.

Neste artigo quero concentrar-me no primeiro M: o Método. O Método dar-lhe-á a melhor oportunidade de ter sucesso no trading em bolsa. Você precisa entender qual é o melhor método e como pode dominá-lo, então vamos começar…

Swing Trading: A única possibilidade real para os investidores minoristas

Não lhe vou mentir. Como investidor de forex, ou como investidor de retalho de qualquer mercado, existem múltiplas “forças” trabalhando contra si, que você provavelmente não teve conhecimento até agora. Para ser honesto, você forma parte de uma equipa composta apenas por si e, a menos que você tenha acesso a somas de dinheiro extremamente grandes, permitindo-lhe aguentar perdas elevadas, não vai durar muito tempo se não empregar o método de negociação apropriado.

Os grandes investidores no mercado, como bancos, hedge funds, etc, sabem onde os pequenos investidores colocam as suas ordens e o que tipicamente “fazem” no mercado (entrar em breakouts, day-trade, etc). Eles, os “big players”, conhecem todas as estratégias de curto prazo que os investidores minoristas utilizam e acredite ou não, eles adoram tirar-lhe o seu dinheiro todos os dias no mercado. Você não sobreviverá se não estiver preparado para perder algumas vezes, ao contrário dos grandes investidores que podem aguentar por muito mais tempo que você ou eu, e é por isso que o day trading é perigoso porque os pequenos investidores colocam “stop losses” das suas posições muito próximos do preço de mercado, acabam por serem colocados de fora do mercado com fluctuações intradiárias que são normais.

Não vou dizer que o seu broker quer que você perca dinheiro, mas penso que se lhe disser que eles querem que faça day-trading é uma avaliação justa. Porque querem eles que você negoceie em day-trading? Bem, por exemplo, gerará mais comissões, e em segundo lugar, acabará perdendo o seu dinheiro pelo motivo dito no parágrafo anterior. Em suma, o day-trading é um jogo de totós que atrai as pessoas pelo seu desejo ganancioso / impaciente de ganhar “dinheiro rápido”.

Do lado oposto na escala da negociação em bolsa, temos as posições de investimento, isto é, basicamente, estratégias de “buy and hold”, ou seja, comprar com objectivos de longo prazo que, embora possam dar uma boa rentabilidade no longo prazo, não são adequados para quem procura ganhar a vida como trader profissional, como você e eu.

Isto leva-nos ao swing trading. Se ainda não sabe, aqui fica a definição de Swing Trading: é um método de análise técnica para ajudá-lo a detectar movimentos direccionais fortes no mercado que duram em média, de dois a seis dias. O Swing Trading permite que pequenos investidores, como eu, explorem os fortes movimentos de curto prazo criados por grandes investidores institucionais que não se podem mover para dentro e fora de mercado tão rapidamente.

O que é um ponto de Swing no mercado?

Para colocar isso em termos mais simples, vou assumir que você já tenha analisado um gráfico antes. Em caso afirmativo, provavelmente notou que os mercados não se movem em linha reta por muito tempo. Em vez disso, o preço irá fluctuar (“Swing”) de pontos altos para baixos no mercado. Especialmente num mercado de tendências, esses pontos de “swing” são pontos críticos num gráfico de preços, onde podemos antecipar um sinal de entrada no activo e, que muitas vezes fornecem entradas de alta probabilidade de sucesso antes que uma tendência se esteja preparando para reverter.

O gráfico abaixo mostra-nos que os pontos altos e baixos são semelhantes. Este activo estava em tendência ascendente, de modo que os “Swing traders” teriam procurado uma entrada longa nos swings descendentes…

Swing trading é a arte e a habilidade de ler um gráfico de preços para antecipar o próximo “swing” no mercado. Eu uso estratégias de negociação de ações de preço para encontrar entradas de alta probabilidade no mercado nesses pontos de swing, você pode-me ver referir isso como “comprar fraqueza” ou “comprar nos dips” num mercado ascendente e “vender força” ou “vender nos spikes” num mercado descendente. Esta terminologia refere-se à abordagem geral que um swing trader utiliza, ou seja, comprar quando um mercado está em queda, junto ao ponto baixo do swing (ou perto dele) dentro de um mercado ascendente, o contrário seria o caso de uma tendência descendente, é claro.

Outras razões para que você se torne um swing trader

Agora que discutimos o que é o swing trading e a principal razão pela qual você precisa aprender a construir o seu método de negociação, vamos discutir alguns dos outros benefícios disso.

Gráficos diários

Quando você negoceia com base num gráfico de velas diárias como um swing trader faz, você está a colher muitos benefícios em comparação com aquelas pobres almas que ainda acreditam que scalping num gráfico de 5 minutos é a chave para o sucesso.

Uma das razões pelas quais o swing trading é uma grande vantagem para o trader minorista, é que ele permite que você ignore todo o “ruído” de curto prazo do mercado. Os corretores e os grandes traders institucionais QUEREM pequenos investidores minoristas a negociar no curto prazo e/ou day-trading / scalp, porque sabem que obterão seu dinheiro facilmente se você fizer isso.

O swing trading em períodos de mais longo prazo, como em 4 horas e diariamente, permite que você entre nos grandes movimentos criados pelos “big players” no mercado e também permite que você coloque o seu stop-loss fora do alcance deles, dando-lhe maior poder para permanecer no mercado por mais tempo e aumentar as suas possibilidades de estar dentro de um movimento grande e lucrativo.

Ajustar a negociação de acordo com a sua agenda

O swing trading permite que você ajuste a sua negociação a qualquer horário que você possa ter, ou se você não tiver uma agenda ocupada, ele permitirá que você faça dinheiro investindo em bolsa e ainda aproveite seu tempo livre. Não há nada mais aborrecido do que ter que se sentar em frente aos gráficos durante todo o dia, para não mencionar que é mau para a sua negociação e a sua saúde.

Tendo em conta que mantém as suas operações abertas por um dia ou mais na maioria dos casos, você não precisa de ter insónias preocupado com as suas operações, nem deveria. Uma coisa quase “mágica” acontece quando deixa de prestar tanta atenção às suas operações, vai ver que começa a ter melhores resultados.

As pessoas “sobre-complicam” as suas operações simplesmente porque se envolvem em demasia. Swing trading é o melhor método porque é complementar na forma como você se deve comportar no mercado dado que recompensa por estar menos envolvido e fazer menos operações ao longo do tempo, o que é exatamente o que você precisa fazer se quiser ter alguma possibilidade de sucesso. A mensagem a levar para casa aqui é: o swing trading irá ajudá-lo a evitar o excesso de negociação, e o excesso de negociação é a maior razão pela qual as pessoas perdem dinheiro negociando em bolsa.

Conclusão

Não se deixe enganar pelos sistemas de marketing e truques comerciais. Há muitas promessas e garantias no mundo da bolsa, mas a pergunta que você deveria fazer não é sobre garantias, mas sobre o próprio método. O método realmente vai me ensinar a entender um gráfico de preços e como aproveitar grandes movimentos no mercado? Na verdade, ele vai-me ensinar a negociar corretamente? Estes são os tipos de perguntas que você deve perguntar a si mesmo sobre como negociar em bolsa. Não caia no sonho de que vai ganhar muito dinheiro de forma rápido e segura.

“As pessoas não têm paciência para enriquecer lentamente, em vez disso, decidem arruinar-se rapidamente”

Peter Lynch