Loading...

BLOG

Porque é o Swing Trading a melhor oportunidade de sucesso?

Se a negociação em bolsa lhe parece frustrante e difícil, não se preocupe, não está sozinho. Muitos investidores, se não todos, começam as suas carreiras em bolsa com metas elevadas e cheios de esperança, mas tudo isso pode desaparecer muito rapidamente se não estiver a analisar o mercado desde a perspetiva correta.

Na AIR Trading consideramos que o facto de um investidor conseguir ou não ser bem sucedido de forma consistente no mercado, depende sobretudo de qual o método que o investidor utiliza. Ou seja, acreditamos que se estiver a negociar com uma metodologia errada, não há como ganhar dinheiro, mesmo que esteja a fazer tudo o resto corretamente.

O sucesso no trading é o resultado final de obter o direito aos “3M’s”: Método, Mentalidade e “Money Management”. O investidor não pode ter sucesso com apenas duas destas 3 variáveis. Têm que ser as 3.

Neste artigo quero concentrar-me no primeiro M: o Método. O Método dar-lhe-á a forma de aproveitar as melhores oportunidades para ter sucesso no trading. Aquilo que precisa entender é qual o melhor método e como pode dominá-lo. Vamos então começar…

Swing Trading: A única possibilidade real de ganhar dinheiro em bolsa para os investidores minoristas

Não lhe vou mentir. Como investidor de forex, ou como investidor de retalho de qualquer mercado, existem múltiplas “forças” a trabalhar contra si, que provavelmente não teve conhecimento até agora. Para ser honesto, o investidor forma parte de uma equipa composta apenas por si e, a menos que tenha acesso a somas de dinheiro extremamente grandes, permitindo-lhe aguentar perdas elevadas, não vai durar muito tempo se não empregar o método de negociação apropriado.

Os grandes investidores no mercado, como bancos, hedge funds, etc, sabem onde os pequenos investidores colocam as suas ordens e o que tipicamente “fazem” no mercado, como a negociação de daytrading, entradas em breakouts, colocação de stops junto a “preços redondos”, etc. Eles, os “big players”, conhecem todas as estratégias de curto prazo que os investidores minoristas utilizam e acredite ou não, eles adoram tirar-lhe o seu dinheiro todos os dias no mercado. A realidade é que o investidor não sobreviverá se não estiver preparado para perder algumas vezes, ao contrário dos grandes investidores que podem aguentar perdas potenciais por muito mais tempo. Por isso é que o day trading é perigoso, porque os pequenos investidores ao negociarem intradiariamente, têm tendência a investir com maior alavancagem, e isso obriga-os a utilizar “stop losses” muito próximos do preço de mercado. Deste modo, tornam-se alvos fáceis para os tais “big players”, os quais colocam os pequenos investidores fora do mercado com flutuações intradiárias que fazem parte dos movimentos normais de qualquer tendência.

Não vou dizer que o seu broker quer que perca dinheiro, mas penso que se lhe disser que eles querem que faça day-trading é uma avaliação justa. Porque querem eles que negoceie em day-trading? Bem, primeiro, gerará mais comissões, e em segundo lugar, acabará por perder o seu dinheiro pelo motivo dito no parágrafo anterior. Em suma, o day-trading é um jogo que atrai as pessoas pelo seu desejo ganancioso / impaciente de ganhar “dinheiro rápido”. Contudo, para ganhar dinheiro em bolsa, nunca poderá encarar o trading como um jogo, mas sim como um investimento.

Do lado oposto ao day trading, temos as posições de investimento, isto é, basicamente, estratégias de “buy and hold”, ou seja, posições que são compradas com objectivos de longo prazo. Embora possam dar uma boa rentabilidade no longo prazo, não são adequados para quem procura ganhar a vida como trader profissional, como provavelmente o leitor pretende.

Isto leva-nos ao swing trading. Se ainda não sabe, aqui fica a definição de Swing Trading: é um método de análise técnica para ajudá-lo a detetar movimentos direcionais fortes no mercado que duram em média, de dois dias a 15 dias. O Swing Trading permite que pequenos investidores, como eu, explorem os fortes movimentos de curto prazo criados por grandes investidores institucionais que não podem entrar e sair do mercado tão rapidamente, e com isso criam os chamados “Swings”.

O que é um ponto de Swing no mercado?

Para colocar isso em termos mais simples, vou assumir que já analisou um gráfico anteriormente. Em caso afirmativo, provavelmente notou que os mercados não se movem em linha reta por muito tempo. Em vez disso, o preço flutua para cima e para baixo entre dois pontos, e esse movimento é o chamado “Swing”. Especialmente num mercado em tendência, esses pontos de “swing” são pontos críticos num gráfico de preços, os quais nos permitem identificar regiões onde podemos antecipar um sinal de entrada no ativo e, que muitas vezes fornecem entradas de alta probabilidade de sucesso antes que uma tendência se esteja a preparar para reverter.

O gráfico abaixo do S&P 500, mostra-nos que, nesta tendência ascendente em 2021, os “Swing traders” teriam procurado uma entrada longa nos swings descendentes…

Swing trading é a arte e a habilidade de ler um gráfico de preços para antecipar o próximo “swing” no mercado. Eu uso estratégias de negociação para encontrar entradas de alta probabilidade no mercado nesses pontos de swing, de modo a aproveitar o próximo swing. Pode-me ver referir isso como “comprar nas quedas” num mercado ascendente e “vender nas subidas” num mercado descendente. Esta terminologia refere-se à abordagem geral que um swing trader utiliza, ou seja, comprar quando um ativo está em queda, junto ao ponto baixo do swing (ou perto dele) dentro de um mercado ascendente, o contrário seria o caso de uma tendência descendente, é claro.

Outras razões para que se torne um swing trader

Agora que discutimos o que é o swing trading e a principal razão pela qual precisa aprender a construir o seu método de negociação, vamos discutir alguns dos outros benefícios disso.

Gráficos diários

Quando negoceia com base num gráfico de velas diárias como um swing trader faz, está a colher muitos benefícios em comparação com aquelas pobres almas que ainda acreditam que o scalping num gráfico de 5 minutos é a chave para o sucesso.

Uma das razões pelas quais o swing trading é uma grande vantagem para o trader minorista, é que ele permite que o investidor ignore todo o “ruído” de curto prazo do mercado. Os corretores e os grandes traders institucionais QUEREM pequenos investidores minoristas a negociar no day-trading e/ou scalping, porque sabem que obterão o seu dinheiro facilmente se fizer isso.

O swing trading utiliza períodos de análise de mais longo prazo, como em 4 horas e diariamente. Como costumamos dizer no nosso serviço de mentoria: “Não interessa onde está, interessa onde fecha o dia”. Isso permite que o investidor entre nos grandes movimentos criados pelos “big players” e também permite que coloque o seu stop-loss fora do alcance deles, dando-lhe maior poder para permanecer no mercado por mais tempo e aumentar as suas possibilidades de estar dentro de um movimento grande e lucrativo.  

Ajustar a negociação de acordo com a sua agenda

O swing trading permite que ajuste a sua negociação a qualquer horário que possa ter, ou se não tiver uma agenda ocupada, permitirá que faça dinheiro investindo em bolsa e ainda aproveite o seu tempo livre. Não há nada mais aborrecido do que ter que se sentar em frente aos gráficos durante todo o dia, por isso é que depois muitos investidores acabam por negociar diariamente simplesmente porque estão aborrecidos. Penso que não seja necessário explicar o impacto que isto tem para a sua negociação e para a sua saúde.

Com o swing trading, tendo em conta que mantém as suas operações abertas por um dia ou mais na maioria dos casos, não precisa de ter insónias preocupado com as suas operações, nem deveria. Algo “mágico” acontece quando deixa de prestar tanta atenção aos seus trades: os seus resultados em bolsa melhoram.

As pessoas “sobre-complicam” os seus trades simplesmente porque se envolvem em demasia. O swing trading é o melhor método porque é complementar na forma como se deve comportar no mercado dado que recompensa por estar menos envolvido e fazer menos operações ao longo do tempo, o que é exatamente o que precisa fazer se quiser ter alguma possibilidade de sucesso. A mensagem a levar para casa é a seguinte: o swing trading irá ajudá-lo a evitar o excesso de negociação, e o excesso de negociação é a maior razão pela qual as pessoas perdem dinheiro negociando em bolsa.

Conclusão

Não se deixe enganar pelas campanhas de marketing. Há muitas promessas e garantias no mundo da bolsa, mas a pergunta que deveria fazer não é sobre garantias, mas sobre o próprio método.

É por isso que no nosso serviço de mentoria, comentamos e incentivamos o nossa comunidade a investir em pontos de swing, dado que esse é um princípio base para se construirem estratégias e priorizar as diferentes oportunidades que o mercado nos oferece.

O método realmente vai-me ensinar a entender um gráfico de preços e a aproveitar os grandes movimentos no mercado? Ou seja, o método vai-me ensinar a negociar corretamente? Estes são os tipos de perguntas que deve perguntar a si mesmo sobre como negociar em bolsa. Não caia no sonho de que vai ganhar muito dinheiro de forma rápida e segura. Foque-se no seu método e em ser consistente.

“As pessoas não têm paciência para enriquecer lentamente, em vez disso, decidem arruinar-se rapidamente”

Peter Lynch